domingo, 18 de maio de 2008

MARCHA ANTIMANICOMIAL EM FRIBURGO

Em comemoração ao 18 de maio, dia da Luta Antimanicomial, o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) de Nova Friburgo estará realizando festividades e reuniões de conscientização. Na 3ª. feira, dia 20, haverá uma caminhada na Avenida Alberto Braune com pacientes, funcionários, e familiares.

Em meio a várias atividades internas em grupo, o CAPS propõe a Reforma Psiquiátrica (não internação dos pacientes em manicômios - apenas em casos de extrema necessidade) e o novo modelo de atenção aos portadores de transtornos mentais.

Segundo o psiquiatra friburguense Edson Soares, o Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA) é uma ação social existente há 17 anos e disseminado por todos os estados do Brasil. Tem como metas o fechamento de hospícios e manicômios do país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento emocional de qualquer tipo.

Edson ressalta a importância da vida social do portador de transtornos mentais. "Nestes anos de luta foi possível constatar a viabilidade de nossa proposta, através de experiências de tratamento substitutivas ao hospital psiquiátrico, com êxito e sem excluir o indivíduo da sociedade, do convívio familiar, do exercício de direito de sua cidadania".

Nenhum comentário: