sábado, 31 de maio de 2008

ESCOLA TÉCNICA OFERECE OPORTUNIDADE A ESTUDANTES FRIBURGUENSES

A partir de agosto, o sistema educacional de Nova Friburgo ganhará um novo e importante componente. O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) - unidade Nova Friburgo - promete ser um grande aliado dos estudantes da região, oferecendo educação profissional técnica de nível médio que atenderá as principais vocações econômicas locais, como o turismo e o setor metal-mecânico.

Preparação para o mercado

A inauguração do Cefet-Friburgo foi anunciada na última segunda-feira, 26, em solenidade na Prefeitura Municipal. A unidade funcionará no prédio do DER, no Prado. O imóvel foi cedido pelo governo estadual e a reforma, adequação e revitalização do local já estão em andamento. A escola técnica ganhará uma biblioteca de 600 metros quadrados e receberá o nome do saudoso empresário Francisco Faria, fundador da Stam. A empresa doou recursos para a obra.

De acordo com o Diretor Geral do Cefet-Rio, Prof. Miguel Badenes, um dos responsáveis pela coordenação do processo de instauração do Centro no município, a unidade de Nova Friburgo vai oferecer este ano os seguintes cursos: Licenciatura em Física, Tecnólogo em Turismo e Técnico em Informática Industrial. Serão abertas 40 vagas para cada um desses cursos e o objetivo inicial é atender aos alunos oriundos ou que concluíram os estudos na rede pública de ensino. “Adotaremos uma política sistêmica em parceria com a secretaria de educação e através do histórico escolar vamos escolher quem fará parte dessas primeiras turmas”, explica Badenes.

Para 2009 estão previstos os cursos de Gestão na Área de Administração e o de Técnico em Eletro-Mecânica. “A nossa meta é ingressar cerca de 360 alunos por ano. E daqui a três anos estarmos funcionando em plenitude com 1200 estudantes”, completa o professor. O processo de seleção por meio de vestibulares começará também em 2009 e a expectativa é de grande procura pelos estudantes da região, seja da rede pública ou privada.

O Cefet é reconhecido em todo o país como um centro de excelência em ensino técnico e produção de mão-de-obra qualificada. A instituição prepara milhares de alunos todos os anos para o mercado de trabalho. “As empresas brigam para receber os nossos alunos. O número de empresas e ofertas de estágio são maiores que o de estudantes disponíveis. A previsão é que Nova Friburgo siga esta tendência” afirma Badenes.

Exemplos de sucesso

Deborah Lacerda é uma dessas estudantes que teve o seu conhecimento disputado. Estudante de engenharia elétrica do Cefet – Rio, ela já faz estágio e diz estar se tornando uma grande profissional. “Faço estágio no Banco Central do Brasil na minha área, estou aprendendo muito e colocando tudo em prática”, empolga-se a jovem de 23 anos, três deles na instituição.

Gabriel Soares tem 14 anos e acabou de entrar no Cefet. O jovem mora em Niterói e está no 1° ano do Ensino Médio cursando o técnico em mecânica. Ele conta que escolheu estudar na escola técnica impulsionado pelo sucesso do irmão mais velho. “Ele cursou eletro-técnica aqui e hoje é bem sucedido na vida profissional. Trabalha na Petrobrás e está muito feliz com o que o Cefet lhe proporcionou”.

A gerência do Cefet de Nova Friburgo ficará sob a responsabilidade de Fernanda Rosa dos Santos, do Rio de Janeiro, que foi apresentada na solenidade na Prefeitura. "A marca do Cefet é a qualidade na formação de mão-de-obra. Este será nosso foco principal que, sem dúvida, será de grande utilidade para nossos alunos e as empresas da região que necessitam de profissionais bem capacitados", disse ela.

Nenhum comentário: