sexta-feira, 16 de maio de 2008

FRIBURGO: 190 ANOS DE HISTÓRIA

São cerca de 170 mil habitantes e histórias de vários povos Europeus, pessoas que chegaram primeiro à região, por causa de um decreto assinado por Dom João VI, em 16 de maio de 1818. O documento autorizava a vinda de colonos suíços para o local, que, na época, tinha o nome de Morro Queimado. Foi a única cidade no Brasil criada assim.

“Significa um momento da história da presença da Corte Portuguesa no Brasil”, explica o historiador João Raimundo de Araújo. O tempo passou e Nova Friburgo recebeu novos colonos. Chegaram espanhóis, italianos, libaneses e japoneses. Mas o marco do desenvolvimento da cidade, veio com a colônia alemã.

O primeiro foco de colonização alemã em Nova Friburgo aconteceu perto do encontro dos rios Cônego e Santo Antônio. No local, os alemães fundaram a primeira igreja luterana do Brasil e, mais tarde, trouxeram para a cidade a modernização e uma economia industrializada.

Uma história que Tereza de Albuquerque e Mello acompanha nos registros do Pró-Memória, como coordenadora do projeto. “Friburgo era procurado em função dos colégios e saúde também. Eu diria isso: era saúde, educação e indústria”, conta.

O aposentado Darci Emanuel Pombo guarda com carinho as recordações de uma época que ele se orgulha de ter vivido. Em um acervo pessoal, são quase 400 fotos que mostram a construção da cidade. “Friburgo é a cidade mais bonita desse Brasil, para mim que sou friburguense e gosto de Friburgo, amo Friburgo”, afirma.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 16 DE MAIO:
Hasteamento de Bandeiras - 8:00h
Início do Desfile Cívico/Militar - 8:30h
Show com grupo Revelação na Via Expressa (R$ 15,00) - 23h30min

Nenhum comentário: