sexta-feira, 25 de abril de 2008

TRÁFICO DE DROGAS ADOTA NOVA ROTINA EM FRIBURGO

Segundo o delegado Flávio Narcizo, prisão de traficantes fez aumentar 400% o furto de carros

Pesquisa mostra que o índice de furto de veículos no Estado reduziu 8,8% em 2007. O ISP (Ins­tituto de Segurança Pública) constatou que foram registradas 31.849 ocorrências entre janeiro e de­zembro de 2007, o que significa uma diminui­ção de 8,8% em relação ao ano de 2006. Este é o melhor índice desde 2002, revela a pes­quisa. Em contraparti­da, nos três primeiros meses deste ano, Nova Friburgo sofreu com o aumento súbito dos ca­sos.

No primeiro tri­mestre de 2008, Fri­burgo contabilizou um aumento de 400% do índice de furto de carros em relação ao mesmo período do ano pas­sado, segundo Flávio de Almeida Narcizo, dele­gado da cidade. Ele explica que o motivo da elevação deste número é a maior repressão ao tráfico de drogas na cidade, onde a maioria dos chefes das favelas foi presa. Narcizo diz que quando o tráfico é repreendido, há um aumento nos índices de homicídio e furto de veículos, pois é a ma­neira que a indústria do pó usa para se manter.

Mas como o tráfico elege novas lideranças e assim se restabelece, já este mês percebe-se uma redução dos casos, tendo em vista que o suporte para a manu­tenção dessa ‘teia’ volta ser a distribuição de drogas. Ele ainda res­salta a importância de se exigir a nota fiscal na compra de peças de automóveis, para que a população não contri­bua com o furto de veículos.

Com o objetivo de mudar o quadro de criminalidade na cida­de, o CONSEG (Conse­lho Municipal de Se­gurança) de Nova Fri­burgo realizou, no dia 11, a contratação do CESEC e do Instituto Sou da Paz para que seja feito um diagnós­tico da violência e cri­minalidade no municí­pio. O prazo de con­clusão para o mape­amento é de 90 dias. Com isso, espera-se ter um conhecimento apri­morado da criminali­dade na cidade, para a criação de planos e metas na solução dos problemas.

Na cidade do Rio de Janeiro, o tráfico de drogas já é considerado o maior produto do crime organizado no país, com difusão in­ternacional. O Secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame, foi nomeado pelo governador Sérgio Cabral com a missão específica de reprimir a ação dos traficantes e equipar a PM para o combate.

Nenhum comentário: