quinta-feira, 17 de abril de 2008

MOSTRA DE CINEMA EM FRIBURGO

A 5a. Mostra de Cinema Popular Brasileiro levará curtas, médias e longas-metragens para Nova Friburgo, no feriado de Tiradentes. Este ano, acompanhando o novo calendário instituído em 2007 pela organização da Mostra, o evento acontecerá novamente em abril, de 18 a 20, durante o fim de semana do feriado de Tiradentes.

Uma parceria firmada entre a produção da mostra e a Prefeitura de Nova Friburgo, através de sua Secretaria de Cultura, possibilitará o primeiro circuito paralelo do evento. Ao mesmo tempo em que a comunidade do sétimo distrito de Nova Friburgo, São Pedro da Serra, assistirá a curtas, médias e longas-metragens na sala multimeios do Espaço Cultural São Pedro da Serra, turistas, moradores e público em geral poderão participar das sessões da mostra no Centro de Arte de Nova Friburgo; todas com entrada franca e censura livre.

A mostra, que em 2006 propôs um debate sobre a realidade política do brasileiro, exibindo filmes consagrados da cinematografia nacional como Entre Atos, de João Moreira Salles, Peões, de Eduardo Coutinho, Intervalo Clandestino, segundo longa-metragem de Erik Rocha, Vocação do Poder, de José Joffily, entre outros curtas, apresentou uma sessão bastante crítica ao "jeitinho brasileiro, ou do brasileiro", na sua última edição, em 2007, exibindo filmes como Cidade Baixa, Madame Satã, os curtas Hip-Hop com dendê, A última do amigo da onça, Operação Morengueira, entre outros.

Este ano a mostra apresentará um perfil do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras, realizado em novembro passado, no Pólo da Universidade Federal Fluminense do município (PURO). Ao todo serão apresentados 24 filmes de realizadores de diversos estados brasileiros. A programação será dedicada à questão ambiental e ao cinema documental com enfoque para as realizações que abordam aspectos culturais do povo brasileiro.

Nenhum comentário: