segunda-feira, 10 de março de 2008

SAUDADE BRAGA FALA AO OLHAR PÚBLICO


A prefeita Saudade Braga completará oito anos à frente da Prefeitura Municipal de Nova Fri­burgo no final de 2008. Com pulso forte e muita disposição para o trabalho, a médica, formada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seu Estado natal, conduz a cidade serrana sem ausentar-se da cadeira de prefeita por mais de uma semana. A ausência de Saudade nos meses de dezembro e janeiro levantou a suspeita de que sua saúde estaria debilitada, mas a própria prefeita desmente o fato. Em entrevista exclusiva ao OLHAR PÚBLICO, ela fala das polêmicas de sua suposta doença e da licitação do transporte público friburguense.


Olhar Público - Pre­feita, a senhora in­terveio nas decisões do deputado Rogério Cabral e do vice-prefeito Cesar Iório, quando ambos desistiram da candidatura à Prefeitura?
Saudade Braga - Na verdade, eu não estou tendo nenhuma participação no que se refere à minha sucessão. Isso está sendo definido den­tro do partido, junto ao presidente Glauber Braga. Eu decidi não entrar nessas questões e deixar que os mem­bros do PSB decidam. Tudo que sei sobre esse assunto, é através dos jornais. Temos tido poucas chan­ces de conversar. O vice-prefeito chegou a me comunicar, antes de ir ao partido, que iria desistir. Foi uma decisão pessoal de­le, eu não dei palpites.

OP - A verba dis­ponibilizada pe­lo governador, para sanar os problemas causados pelas chuvas, ainda não foi u­tilizada. Por quê?
Saudade - O dinheiro já foi depositado, mas esta­mos cumprindo ainda as exigências burocráticas para a utilização dos recursos. Tudo depende da burocracia, sabemos disso. Nós já apresentamos a todos os órgãos as licenças necessárias para as construções dos muros de contenção e das habitações para os desabrigados. O governo estadual ficou de enviar um representante para verificar se es­tamos dando seguimento aos procedimentos necessários. Esta­mos licitando dois lotes nesta semana e as obras serão iniciadas logo, para a construção das casas. Parece algo muito demorado, mas dependemos de todo processo burocrático pa­ra construir.

OP - A licitação para a concessão de serviços públicos de trans­porte foi suspensa pela justiça. A prefeitura mantém o desejo de contratar outra empresa, para fazer concorrência a FAOL?
Saudade - Estaremos dando continuidade ao processo de acordo com as nossas possibilidades. Nós temos o desejo de fazer essa licitação, pois entendemos que é de suma importância para a cidade que outras empresas também assumam, para que o serviço melhore. Desde o início do meu governo, era uma me­ta a licitação do transporte público, mas tudo tem sido muito difícil.

OP - A senhora sempre teve como base eleitoral as creches construídas no município. Isso continua norteando a sua carreira política?
Saudade - A construção das creches foi iniciativa minha, durante as experiências que passei trabalhando em fábricas, onde não tínhamos com quem deixar nossos filhos. E tem sido tudo bancado com nossos próprios recursos, sem a intervenção do governo do Estado. Foi uma realização nossa e da população da cidade de Nova Friburgo.
_______________________________________________________________
“Na verdade, eu não estou tendo nenhuma participação no que se refere à minha sucessão. Isso está sendo definido den­tro do partido, junto ao presidente Glauber Braga. Eu decidi não entrar nessas questões e deixar que os mem­bros do PSB decidam”
_______________________________________________________________

OP - A recém nomeada secretária estadual de educação é friburguense. Até que ponto esse fato será positivo para o governo municipal?
Saudade - Nossa rede escolar municipal já é equipada com computadores para os alunos e professores. A secretária também tem esse pensamento da infor­matização. Acredito que será uma parceria saudável e espero que isso nos traga mais recursos do governo Estadual.

OP - Prefeita, o governo Saudade Braga cumpriu seu papel em Nova Friburgo, nesses 8 anos de governo?
Saudade - Tenho certeza que sim. Quando me perguntam se eu fiz tudo que desejava fazer, eu diria que não. Mas se me perguntarem se eu fiz tudo que era possível fazer, disso não tenho dúvida. Nossa equipe veste a camisa e trabalha porque acredita naquilo que estamos fazendo. Em momento algum eu cruzei os braços quando a cidade precisou de mim.

OP - Nas últimas semanas, em ocasião da sua ausência na Prefeitura, cogitou-se que a sua saúde estaria debilitada. A senhora está doente?
Saudade - Graças a Deus, eu estou muito bem de saúde, a não ser que eu esteja doente e não me disseram nada (risos). Estou sempre pronta para trabalhar.
_______________________________________________________________
“Tenho certeza que sim. Quando me perguntam se eu fiz tudo que desejava fazer, eu diria que não. Mas se me perguntarem se eu fiz tudo que era possível fazer, disso não tenho dúvida” ______________________________________________________________

OP - Prefeita, e o futuro? A senhora pretende permanecer na política após o término do seu mandato, ao final deste ano?
Saudade - Não tenho dúvida: vou continuar na política. Precisamos de pessoas comprometidas e em momento algum eu abriria mão de um espaço onde eu pudesse trabalhar pela nossa cidade. Fui muito bem recebida pela população de Friburgo e continuarei lutando.
ENTREVISTA: REPÓRTER GABRIEL CALIXTO
FOTO: GERSON GONÇALO

Nenhum comentário: