Nova Friburgo registra 73 suspeitas da doença
De acordo com informações da Divisão de Vigilância e Saúde Ambiental de Nova Friburgo, já foram notificadas, só este ano, 73 suspeitas de dengue na cidade, sendo que 17 já foram confirmadas. Até o momento, não houve nenhuma morte. No ano passado foram 77 casos, com uma morte causada por complicações da doença.
O órgão revelou ainda que o distrito de Conselheiro Paulino e os bairros de Olaria, Rui Sanglard, Bela Vista e Cordoeira são as localidades que apresentam mais focos do mosquito. Nesses locais, os trabalhos preventivos são feitos de dois em dois meses. Durante o ano, os agentes fazem visita domiciliar nas áreas urbana e rural do município.
Se em Friburgo a dengue volta a preocupar os moradores, no Rio de Janeiro a situação é ainda pior. A Secretaria Municipal de Saúde da capital carioca confirmou 48 mortes provocadas por dengue. Em todo o estado, já foram confirmados 25 mil casos da doença só neste verão (40 infectados por segundo). Desse total, 23 pessoas morreram com dengue hemorrágica.
Segundo especialistas, a dengue do tipo 2 é a que mais tem afetado a população do Rio de Janeiro. Crianças e adolescentes com até 15 anos são os mais atingidos. Eles representam 60% de todas as pessoas que já foram contaminadas em 2008. Mais de 240 crianças com idade entre 5 e 9 anos foram internadas até agora.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que deposita seus ovos em lugares que possuam água parada e limpa. Por isso, é fundamental que todos façam uma vistoria constante em casa. Verificar se a caixa d’água está tampada; colocar areia nos pratinhos dos vasos das plantas; jogar fora a água acumulada em pneus, garrafas e tambores são algumas maneiras de evitar a proliferação da dengue nas cidades.
sexta-feira, 21 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá,excelente post...só uma dúvida...você sabe onde eu posso denunciar esses focos de dengue?...lá em casa está cheio desses mosquitos...encontrei larva na calha do vizinho...=/
Postar um comentário