domingo, 15 de junho de 2008

SOLIDARIEDADE

O Hemorio tem a expectativa de que sejam cadastrados 1.500 doadores para a campanha de doação de medula óssea que será realizada nos dias 20 e 21 de junho no Centro de Convivência da Feliz Idade – Clube de Xadrez. Em Petrópolis, foram obtidas mais de 1.800 amostras. No mês de julho é a vez de Teresópolis participar da campanha, que pretende aumentar o cadastro de doadores por todo o estado do Rio de Janeiro.

Segundo o órgão, existem aproximadamente mil pessoas aguardando transplante de medula óssea no Brasil, mas a probabilidade de se encontrar um doador compatível fora da família é de um para 100 mil. O Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) conta com 687.903 doadores cadastrados até abril de 2008. Quanto maior o número de cadastros, maior a chance de salvar os pacientes que aguardam um doador compatível. Durante o ano de 2007, foram realizados 135 transplantes de medula óssea através de doadores que se cadastraram no Redome. Até março deste ano, foram realizados 26 transplantes.

Quem acompanhou no Olhar Público o caso de Carlos Alexandre, menino de cinco anos, que desde os dois luta contra a leucemia, pôde testemunhar a importância do cadastro. Um desses doadores salvou a vida do pequeno Carlos.

Nenhum comentário: