quinta-feira, 26 de junho de 2008

DE VOLTA PARA O FUTURO

Um estudo encomendado pela prefeitura de Petrópolis à ONG ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) vai avaliar a viabilidade técnica e econômica de se revitalizar a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, que vai de Petrópolis até Raiz da Serra, em Magé, para ser utilizada como roteiro turístico na Região Serrana.

O projeto de recuperação da antiga ferrovia, que se conecta à Estrada de Ferro Barão de Mauá, e que vai até estação de Guia de Pacobaíba, em Magé, foi apresentado às secretarias estaduais de Transportes e de Turismo, na última sexta-feira (20/6). Bastante detalhada, a proposta apresentada pela ABPF pretende fazer uma análise específica do que deverá ser feito para a revitalização da via férrea, que foi construída em 1883 e extinta em 1964.

De acordo com o levantamento preliminar feito pela associação, muitos trechos foram invadidos, se transformaram em ruas residenciais ou foram encobertos pela mata. O estudo, que ainda não tem o custo final definido, deverá ser financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e pela União, que participarão com 50% dos investimentos, cada um.

Vocação para o turismo

As secretarias estaduais de Transportes e de Turismo vão analisar, inicialmente, a solicitação de recursos para o detalhamento do projeto, para o tombamento da linha pelo Instituto do Patrimônio Histórico e para a recuperação da malha ferroviária.

Segundo o subsecretário de Transportes, Delmo Pinho, que participou da apresentação, "o projeto está bem estruturado e tem boas chances de ser atendido, já que trará benefícios não só para a Região Serrana, mas também para todo o Estado do Rio de Janeiro, por se tratar de mais um pólo de atração turística, uma das vocações do estado".

Nenhum comentário: