terça-feira, 8 de julho de 2008

TRE-RJ NEGA LISTA DE CANDIDATOS FICHAS-SUJAS

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou, através de sua assessoria de comunicação, não ser verdadeira a notícia de que está de posse de uma lista com os nomes de 185 políticos fluminenses com inquéritos ou processos criminais. A afirmação foi feita pelo jornal O Dia, na edição de 4 de julho, em reportagem com o título “A lista dos ‘fichas-sujas’”. Segundo o TRE-RJ, os nomes e informações sobre políticos citados na reportagem são de única e inteira responsabilidade do jornal.

De acordo com a assessoria de comunicação do tribunal, o juiz Sérgio Ricardo Arruda, coordenador do registro de candidaturas no Estado do Rio, foi procurado pela equipe de O Dia e informado que o jornal estava fazendo um levantamento das fichas criminais de políticos fluminenses. Perguntado se a Justiça Eleitoral levaria em consideração informações de processos criminais no registro de candidaturas, o juiz explicou como o registro será feito pelas Zonas Eleitorais e respondeu, sem comentar casos ou processos concretos.

Os juízes eleitorais responsáveis pelo registro de candidaturas receberam no dia 6 os pedidos de registro dos candidatos, encaminhados pelos partidos. Os pedidos devem trazer, entre outros documentos, as declarações de bens e as fichas criminais dos postulantes. Essas serão as informações usadas pelo Ministério Público Eleitoral para elaborar seus pareceres e pelos juízes de registro para deferir ou indeferir as candidaturas.

Nenhum comentário: