terça-feira, 8 de julho de 2008

HEMOCENTRO DO RAUL SERTÃ FAZ CAMPANHA

O estoque de sangue do Hemocentro do Hospital Municipal Raul Sertã está abaixo da normalidade. Segundo a equipe do setor, em períodos de baixa temperatura, o número de doações cai, mas especialmente neste inverno, o nível do estoque de sangue está alarmante.

Todos os tipos sanguíneos estão em falta. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Hospital Municipal Raul Sertã. Para incentivar as doações, o Hemocentro fará campanha sábado, dia 19 de julho, das 8h às 12h. Até o fim do ano, as portas estarão abertas durante um sábado por mês para os doadores que não podem comparecer durante a semana.

Como é feita a Doação de Sangue:
Na doação habitual, até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.

O doador precisa:
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde- Ter entre 18 e 65 anos- Pesar no mínimo 50 Kg - Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação- Não estar incluído em grupos com ocorrência freqüente de situações de risco para contaminação pelo HIV (fonte: www.aids.gov.br - prevenção)

Etapas da doação
- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.
- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde, em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.
- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável. Não há risco de contrair doenças doando sangue.
- Lanche: depois da doação, o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem tem pressão alta pode doar sangue?

Anônimo disse...

Pode ou não pode?

Unknown disse...

Olá!
Poderia me informar o e-mail da ong Amigos da vida? Ela é de Nova Friburgo, não é? Sabe se ela atende jovens entre 12 e 21 anos?

Meu email é ciaatoresdemarproducao@gmail.com

Obrigada

Elaine Pinto
Assistente de Produção da Cia Atores de Mar´
(21) 3905.8726 - 2424.6254 - 9813.5413 - 7816.7987
e-mail: ciaatoresdemar@gmail.com